terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Miguel Dias conta tudo ao pontoamais

O Blog Pontoamais encontrou o escriba Miguel Dias descansando em Cachoeira RS, depois de um ano de intenso trabalho. Miguel que está visitando familiares não fez cerimônia e falou de tudo um pouco, especialmente das conquistas que o povo de Cascavel vem obtendo com a postura firme do Prefeito Edgar Bueno. A seguir transcrevemos o diálogo amistoso que tivemos com o gaucho torcedor do grêmio e amante da boa carne e do bom chimarrão.


PONTOAMAIS - Prestes a completar um ano à frente da Prefeitura, qual a avaliação do mandato do Prefeito?

MIGUEL DIAS - A responsabilidade é muito grande quando você assume um governo, especialmente em uma cidade como Cascavel, a quinta maior do Estado. São muitos os detalhes. Como assumimos depois de 4 anos de mandato do Ex-Prefeito Lísias Tomé, e existia um jeito de trabalho com o qual não concordávamos, tivemos de mudar muitas situações e adaptar as pessoas à nova gestão. Hoje, além de haver integração entre os setores do Paço, há mais comprometimento por parte dos funcionários. Mas o começo foi realmente muito difícil. Vendeu-se uma realidade diferente da encontrada aqui, de que o novo governo teria R$ 14 milhões em caixa para gastar. Mas este dinheiro estava carimbado, comprometido.


PONTOAMAIS - Além de contratos irregulares da gestão anterior, denunciados ao Ministério Público, qual a herança deixada pelo LÍSIAS?

MIGUEL DIAS - Encontramos uma cidade abandonada, inclusive nas questões mais simples, como poda de árvores, que não eram feitas regularmente. Avalio que a Saúde poderia ter sido melhorada. Foram feitas reformas e construção de vários postos de saúde, mas esqueceram do atendimento feito pelas pessoas, algo que estamos investindo pesado. Além disso, precisávamos de uma identidade. Antes, a cidade era muito atrelada ao partido que estava na administração. As mudanças promovidas nas cores dos bens públicos são exemplos, já que no tempo do Lisias era tudo amarelo. Tiramos o amarelo do PPS para colocar o branco e verde do município. Parece bobagem, mas não é. E vamos imprimir essa marca em escolas, prontos socorros e próprios públicos em geral.


PONTOAMAIS - No que Cascavel está melhor hoje?

MIGUEL DIAS - As pessoas estão felizes pela saída do Lisias da prefeitura. O Prefeito Edgar Bueno é constantemente parado nas ruas por pessoas que lhe agradecem pelas obras e desejam sorte na administração. Tivemos de manter muitos contratos antigos para a cidade não parar, como é o caso do contrato do Lixo renovado no apagar da luzes do governo anterior. Mas só em doze meses de gestão, já observamos mudança no atendimento em UBSs e nos PACs.. É evidente que o Prefeito Edgar Bueno gostaria de ter feito muito mais. Mas, na Educação, por exemplo, revertemos situação importante com a escola em tempo integral abandonada pelo Lisias. Aproveitamos salas de aula antes ociosas, para aumentar a quantidade de vagas.


PONTOAMAIS – Os PAC`s e a questão social já é uma realidade?

MIGUEL DIAS - As construções de três PACs prometidos na campanha eleitoral estão em fase de projeto e pelo menos um será construído em 2010. As creches antes eram tapumes, e hoje estamos mudando essa realidade, com a inauguração neste mês de vários estabelecimentos abandonados pelo Ex-Prefeito. São situações ainda não sentidas no primeiro ano porque não deu tempo de implantar totalmente, mas isso mudará durante o mandato. Destaco também a atuação firme do Prefeito Edgar Bueno na área social, tendo participado de várias campanhas de arrecadação de donativos, especialmente o DIA DA BONDADE da TV Tarobá, onde esteve presente o dia todo, incentivando colaboradores e a população em geral. A prefeitura realizou vários eventos, tais como: casamentos comunitários e trabalhos voltados às crianças e à terceira idade, demonstrando assim como se governa.


PONTOAMAIS – O que o Prefeito Edgar Bueno gostaria de ter feito mais. O que o impediu neste primeiro ano?

MIGUEL DIAS - O maior problema foi às licitações, haja vista que em 2009 o OBSERVATÓRIO SOCIAL da ACIC começou seu trabalho de fiscalização e isso burocratizou todo o sistema. Além disso, vários fornecedores buscaram supostos direitos via liminares com único objetivo, qual seja impedir o processo. O Prefeito poderia ter feito de qualquer jeito, implantar, alegar urgência, mas queremos fazer corretamente. E isso demora, pois é preciso obedecer a lei 8.666/93. O mesmo ocorreu com a locação de máquinas para arrumar as estradas do interior, cuja licitação foi questionada pelo vereador Julio Cezar Leme da Silva e com isso a mesma teve que ser cancelada, trazendo enormes prejuízos para o homem do campo. Aliás, essa foi a parte que mais entristeceu o Prefeito Edgar Bueno, até porque ele prometeu em campanha que iria arrumar as estradas em 180 dias. Até porque arrumar estradas para escoar a produção agrícola não é campanha política, e sim dignidade, segurança, igualdade, cidadania e preservação do homem no campo. Nos próximos anos não irá acontecer novamente e os agricultores podem ficar tranqüilos que o Prefeito vai se empenhar para cumprir as promessas de campanha.


PONTOAMAIS - Mas as principais questões foram encaminhadas?

MIGUEL DIAS - Não se consegue implementar um programa de governo no primeiro ano, principalmente com orçamento feito por outro partido. Mas obtivemos grandes avanços. Vários projetos foram levados adiante mesmo sem orçamento. A questão do lixo também foi importante, pois tivemos que assumir uma renovação de contrato para evitar uma briga danada, além do que estamos ampliando o aterro. O Prefeito Edgar Bueno quer implantar uma usina de lixo de última geração gerar eletricidade com a utilização do gás gerado no aterro.


PONTOAMAIS - Qual o principal desafio para segundo ano?

MIGUEL DIAS - O desafio é todo dia. Sempre há algo novo quando colocamos o pé na Prefeitura. Nenhum dia é igual ao outro. E, por incrível que pareça, quando você está indo com um projeto para frente, tem dez puxando-o para trás. Mas a Saúde é um desafio muito grande com a construção dos 3 PACs prometidos na campanha de 2008, sem esquecer da INTERNET GRÁTIS que irá cobrir 100% do município com sinal de última geração Também o Prefeito Edgar Bueno estuda uma novidade para a população, especialmente as mais carentes, pois pretende a partir de fevereiro lançar o projeto Cidade Interativa. Assim faremos a divisão de Cascavel em 10 regiões onde será feito um trabalho específico para resolver as demandas mais urgentes.


PONTOAMAIS - Até há pouco tempo, o Prefeito Edgar Bueno dizia que a oposição não havia superado a derrota nas urnas. Isso já ocorreu?

MIGUEL DIAS - É difícil você admitir a perda de uma coisa boa depois de 4 anos, o próprio Edgar já experimentou o amargo da derrota em 2004 depois de ter feito um excelente governo. Mas acredito que já começaram a perceber que se passou um ano da eleição e a prefeitura está a todo vapor. Quiseram, por diversas vezes, parar a cidade, com denúncias vazias e cheias de ódio, mas o Prefeito Edgar Bueno não permitiu que isso acontecesse, pelo contrário continuou trabalhando mais de 12 horas diárias em favor da população. Essa e a nova realidade de Cascavel – Trabalho e Trabalho.


PONTOAMAIS - O racha na oposição influenciou a vitória do Prefeito Edgar. Chegou a favorecer sua eleição?

MIGUEL DIAS - Essa situação é complicada para eles, pois todos queriam ser cabeça de chapa e na hora “H” cada grupou buscou resolver seus interesses e isso contribui decisivamente na vitória do Prefeito Edgar Bueno. Passada a eleição o Prefeito gostaria apenas que fosse oposição consciente, e não ficassem envenenando situações.


PONTOAMAIS - Ao longo do ano, o Prefeito Edgar Bueno terá de contornar problemas relacionados à base aliada, especialmente com PSDB, DEM, PSL e PTB entre outros. Como está a situação hoje?

MIGUEL DIAS - Alguns acreditam que por integrar a base aliada podem fazer tudo, sem contar que em dados momentos não pensam na cidade como um todo, mas apenas em seus partidos e seus interesses particulares. Haverá dificuldade, sim, em entender que ser base aliada é muito mais difícil do que ser oposição. Se falar que esta situação está resolvida, o Prefeito Edgar estará mentindo.


PONTOAMAIS - Qual a marca que o Edgar Bueno quer deixar como prefeito de Cascavel?

MIGUEL DIAS - A de que com trabalho é possível se fazer algo para o bem do povo, apesar do desgaste político em nível nacional. Assim, conquistando pessoas novas para a política, especialmente aquelas que tem “ficha limpa”, (pelo menos até aqui ...risos ...), e vontade de melhorar a cidade cada vez mais.


PONTOAMAIS - De deputado a prefeito. Você que tem uma relação muito próxima com Edgar, é mais fácil ser prefeito ou deputado?

MIGUEL DIAS - [longa pausa] Segundo o Prefeito tem confidenciado aos amigos mais próximos é mais gostoso ser prefeito [risos]. Segundo ele tem dito você tem a oportunidade de executar seus projetos. Hoje, Edgar Bueno tem uma visão geral da cidade e sua percepção política está mais apurada e aguçada. Está mais maduro e com mais cabelo branco, embora esteja mais tranqüilo, mais amável. A dificuldade é que em todo lugar que o Prefeito vai é abordado e cobrado, e precisa tentar explicar que não fez determinada coisa porque teve de priorizar outra questão, mais emergencial.


PONTOAMAIS - O resultado da eleição do próximo ano em Cascavel pode ser termômetro da atual gestão ou não vê relação?

MIGUEL DIAS - Campanha para deputado estadual e federal nada tem a ver com campanha a prefeito, e nem é termômetro para avaliar o desempenho do atual prefeito. O prefeito irá apoiar o seu filho André Bueno e espera que ele seja eleito para a Assembléia Legislativa, diferente do que aconteceu com Lisias em 2006 quando apoiou a esposa e foi um vexame. O Prefeito Edgar Bueno não irá cometer os erros que o Lisias cometeu e certamente não deixará a cidade sem deputado.


PONTOAMAIS - O Prefeito Edgar Bueno vai conseguir virar a página na cidade, como dizia na campanha?

MIGUEL DIAS - Sim,. Agora, o Prefeito precisa de ajuda para escrever essa página, essa história. Por isso ele pede idéias de melhorias e de bons projetos. Edgar não se incomoda com críticas, não gosta delas, mas agüenta o cacete como um bom gaúcho que é. Entretanto, quer opiniões que venham a ajudar também no desenvolvimento da cidade. Não adianta mostrar um lugar que todo mundo está vendo que está sujo. Mas como vamos limpar aquilo? O governo ficha limpa não é para o Edgar Bueno, André Bueno, para os secretários ou para os vereadores, e sim para a população. Na eleição, o Prefeito dizia que Cascavel voltaria a sorrir. E isso está acontecendo. Cascavel já está com um sorriso diferente. Isso é fácil de perceber com a alegria no rosto das pessoas.


PONTOAMAIS – Finalizando. E a imprensa?

MIGUEL DIAS – Todo mundo sabe que não sou jornalista, sou radialista. Agora aqui em Cascavel não é fácil para qualquer prefeito que pretenda administrar com austeridade, o cacete vem e vem pesado. Quem não se lembra dos dois primeiros anos da administração do Lisias, foi um Deus nos acuda. O Prefeito Edgar está agindo com transparência e só gastando o necessário, o Frare freia tudo, parece até que é o dono do cofre. Importante dizer que não é o Miguel quem distribui as verbas de publicidade, mas sim o próprio prefeito que negocia com os donos de veículos de comunicação, aquele que bate mais, recebe menos, aquele que elogia mais, recebe mais, assim é o jogo e o prefeito está se saindo muito bem quando o assunto é, tratar com empresários da comunicação, a publicidade da prefeitura. Veja o Marcos Formighieri, pensou que iria levar o cofre pro jornal e acabou capotando o carro no caminho, pegou algumas migalhas até o momento. Quando está no poder, o prefeito vira “bonito, sensual e inteligente”, também é convidado pra tudo, no caso do Edgar, ele sabe onde pisa e aonde quer chegar!

Nenhum comentário: